quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Muito Fruto



Por George Everard (1828-1901)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

 

"Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)
Não tendo frutos doentios como uma árvore corrompida;
não coberto de folhas, mas sem fruto, como a figueira estéril;
não produzindo fruto para si mesmo, como Efraim (Oséias 10: 1);
não como um ramo com um punhado de frutos ou com um único espécime, sendo apenas o suficiente para mostrar o caráter da árvore.
Não, não deve ser o cristão, senão como um ramo carregado com bons frutos, pesado com aglomerados amadurecidos, adoçado pelo sol glorioso, e alegrando o coração do Grande Jardineiro, como Ele vê nele uma rica recompensa para o Seu trabalho e dores!
Vale a pena procurar. É o objetivo mais nobre que o cristão pode apreciar. Ouça as palavras de Cristo: "Meu Pai é glorificado por isso, que você dê muito fruto, e então provarão ser meus discípulos". João 15: 8. Que eles produzam frutos abundantes, é um grande propósito de todos os tratos de Deus com Seu povo. Ele não quer simplesmente que eles sejam perdoados e salvos, mas que devem glorificá-Lo, sendo fecundos em toda boa palavra e obra. Nenhum ser criado pode elevar-se em maior visibilidade e espírito do que isso. Trazer glória ao nome de Jeová é o objetivo mais elevado dos anjos e dos arcanjos diante do trono.
Dar muito fruto é, além disso, uma promessa segura de discipulado. Se o cristão faz isso, não pode haver espaço para dúvidas quanto à sua esperança em Cristo. Será manifesto para ele e para os outros que Cristo está nele com uma verdade.
Nem devemos esquecer que todo fruto verdadeiro tem semente. Na maioria dos casos, o fruto, senão encerra e protege a semente que carrega consigo. Isso é verdade no mundo natural, e não é menos assim no domínio espiritual. O que nós olhamos como frutos hoje, amanhã será uma semente de mais frutos ainda a serem produzidos. A oração de Estêvão por seus inimigos: "Senhor, não ponha esse pecado em sua conta!" foi o fruto mais precioso da graça divina na alma, refletindo o próprio espírito de seu Mestre; como também tornou-se uma semente preciosa, trazendo a salvação a Saulo de Tarso e dando um exemplo abençoado aos crentes perseguidos em todas as épocas da história da Igreja.
E ainda há um encorajamento adicional para os cristãos quanto à sua fecundidade. "Muito fruto" traz muita recompensa. Uma grande e abundante recompensa segue invariavelmente. A alma está aberta para receber mais dos mais ricos tesouros do Céu. É alegado pela preparação dos que de outra forma poderiam ter sido deixados para perecer. Isto carrega a promessa de uma coroa brilhante e de uma herança mais gloriosa no futuro!
Será então este o nosso objetivo durante toda a vida? Será nosso grande desejo ser como José, "um ramo frutífero, até mesmo um galho fecundo junto ao poço, cujos ramos atravessaram a parede"; ser como Paulo orou para que os filipenses fossem "cheios dos frutos da justiça, que são por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus" (Filipenses 1:11).
Deve ser nosso esforço dia a dia trazer para o Mestre, nossa cesta de frutos maduros, e isto o glorificará e receberá Sua graciosa aprovação. Devemos perseverar em fazer isso a cada mês e ano sucessivos, de modo que, quando a vida se encerrar, podemos louvá-Lo pela graça que a tenha abençoado e tornado útil de fato?
Mas como pode ser isso? Tendo em mente os obstáculos no caminho, minha própria inconstância e tendência para se desviar, as tentações que me cercam, os impedimentos de fazer o bem que me encontram a cada passo - como ainda posso conseguir cumprir a vontade de Cristo, que eu deva produzir muitos frutos?
Devo lembrar que é o fruto que Deus busca. É o fruto, e não apenas trabalho no Seu serviço. Há uma perfeição divina sobre frutos que é muito diferente daquela que vem meramente do trabalho do homem. Pode ser o pêssego com sua flor requintada, ou o conjunto de uvas da estufa, ou o cacho de bagas do jardim. Mas é a própria obra de Deus, e examinada mesmo sob o microscópio, tem uma beleza e perfeição raras que são bem diferentes das melhores manobras das mãos do homem. Assim é com todo o verdadeiro fruto no reino de Deus. É o resultado da vida espiritual que foi concedida à alma. É a consequência da graça espiritual interior. É uma manifestação externa do Espírito de Deus que permanece dentro do crente.
Por isso, o principal ponto que deve ser sempre mantido firmemente diante de mim é a necessidade absoluta de uma união viva com Cristo. É o ramo que permanece em união viva com o caule e a raiz que, por si só, podem produzir frutos. Não há possibilidade de qualquer fruto sem isso.
Uma das grandes verdades principais do Evangelho é a palavra do Salvador: "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15: 4-5)
Que haja a menor separação entre o ramo e o caule, que seja apenas a centésima parte de uma polegada, e ao mesmo tempo a seiva deixa de fluir para o ramo - e não pode haver nada além de folhas murchas, floração desbotada, decadência e morte!
Deixe-nos cada um colocar em nossos próprios corações as seguintes questões:
Eu realmente e de verdade sou um com Cristo?
Estou de acordo com Deus no coração, no espírito e na vida?
Estou tão unido a ele por uma fé viva, que posso dizer: "Meu amado é meu, e eu sou dele?"
Estou exercendo uma confiança de alma nele?
Estou confiando nele por perdão, força, paz e graça dia a dia?
Estou apegado a ele com todos os "cinco dedos da minha fé?"
Eu estou? ...
andando em comunhão com ele,
conversando com ele pela oração,
ouvindo a voz dele,
deliciando-me em estar perto dele,
e feliz ao fazer Sua vontade?
Na verdade, Cristo é uma realidade para mim - meu Salvador, um amigo, meu pastor, meu refúgio, minha porção eterna?
Aqui está o ponto central da verdadeira religião:
Em Cristo - ou fora de Cristo?
Um com ele - ou um estranho para ele?
Um cristão à sua vista - ou apenas por profissão externa?
O verdadeiro valor das ordenanças depende inteiramente disso. Muito preciosas são quando elas são a expressão de uma fé viva que me une a Aquele que já foi crucificado, mas agora está exaltado, como minha cabeça viva, à mão direita do Pai. Nesse caso, elas fortalecem a fé e atraem o crente mais próximo e mais perto dAquele a quem ama.
Mas são muito perigosas quando os homens as colocam no lugar da fé; quando os homens se esforçam para satisfazer a consciência pelo rito ou serviço externo - quando secretamente eles sabem que estão vivendo longe dEle. É um dos grandes perigos do presente.
Um jovem procura toda a sua felicidade no mundo. O teatro, a sociedade da luz e do frívolo, o mundo nas suas várias formas, é o ídolo dele - e não há espaço para Deus, nem espaço para Cristo, nem espaço para a piedade verdadeira e sincera.
Mas a consciência exige um unguento. Portanto, certos serviços religiosos são atendidos, e muitas vezes a Sagrada Comunhão é recebida; mas todo o tempo a porta está trancada contra o Salvador, e o culto espiritual é totalmente desconsiderado.
Se eu desse fruto, não deveria ser assim comigo - minha religião deve ter um coração profundo. Cristo deve ser toda a minha salvação e todos os meus desejos.
"Senhor, deixe-me viver em Cristo, salvo pela fé,
Deixe-me ser um com Ele, na vida ou na morte;
Oh, seja meu, à medida que o carro rápido do tempo voa,
Mais claro para ler meu título para o céu!
Completamente para te seguir, de graça em graça,
Até que me faças conhecer Teu rosto."
Para dar frutos, o primeira coisa essencial é estar em união viva com Cristo. E, por isso, segue o segunda, que é a constante, diária permanência nesta união.
Eu insistiria sobre isso e sobre todos os crentes. Eu devo permanecer em Cristo. Não devo começar com Cristo - e depois confiar em boas resoluções. Não devo levar a Cristo como minha justiça e meu sacrifício - e depois esperar ser santo ou frutífero na minha própria força. Não devo tentar fazer qualquer coisa por minhas próprias habilidades naturais.
Em Cristo, devo começar,
em Cristo devo continuar,
Em Cristo, devo completar tudo o que faço.
NEle devo exercer dependência inteira, ilimitada e perpétua!
Devo confiar nele por misericórdia diária, graça diária, guarda diária, sustentação diária, poder diário para pensar e trabalhar como devo em Seu serviço.
Suponho que Paulo foi um dos maiores portadores de frutos, talvez o maior, que a Igreja de Cristo já viu. E qual foi o segredo de sua abundante obra e trabalho de amor? Ele descansou sobre a palavra da promessa: "A minha graça é suficiente para você, porque o meu poder se aperfeiçoa nas fraquezas" (2 Coríntios 12: 9). Ele bebeu com motivo e zelo e perseverança no trabalho - do próprio Cristo. "Eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20).
Aqui estava a nota-chave de toda a vida. Do princípio ao fim, ele viveu em Cristo pela fé. Ele. . . .
alimentado continuamente pelo pão vivo,
Bebeu sempre da Fonte Viva,
Habitou no amor de Cristo, e
Morou à sombra da Rocha das Eras.
Nem podemos ser ramos frouxos. Devemos sempre permanecer pela fé em Cristo, e receber de Sua plenitude.
Para manter e fortalecer essa dependência, devo permanecer na Palavra de Cristo. Em cada promessa, cada preceito, cada revelação de Si mesmo ou do Pai, do pecado ou do mundo - devo refletir reverentemente.
Eu devo permanecer em Seu amor. Não devo esconder-me de seus raios brilhantes em alguma câmara escura ou caverna do mundo, ou caça ao dinheiro ou ao prazer. Não devo deixar que outras coisas entrem e me façam esquecer aquele amor que é a fonte de toda a paz que eu aprecio. Eu devo me aprofundar sobre isso cada vez mais até que eu possa compreender algo de sua altura e profundidade e largura e comprimento!
Devo guardar as palavras de Cristo, e entregar a minha vontade inteiramente à Sua. Ele deve ser meu chefe de direção, bem como meu chefe de provisão. Devo obedecê-lo implicitamente, bem como confiar nele ao máximo. Qualquer coisa de reserva ou desobediência, ou de rebelião contra Sua vontade, ou de serviço rancoroso - deve interromper a doce harmonia de fé e amor e impedir a proximidade da comunhão com Ele.
Mas enquanto o principal essencial quanto à abundante fecundidade é permanecer em Cristo, há outras COISAS PRÁTICAS que devem ser lembradas. Aqui está uma:
O fruto mais rico é frequentemente encontrado em terra baixa. As vinhas não crescem nas alturas alpinas - mas nos vales frutíferos da Itália que se encontram na base dos montes.
No fruto do reino de Cristo, o paralelo é sempre verdadeiro. Você encontra o suprimento total, não nas covas do orgulho e da autossuficiência, nos elevados cumes das almas que se gloriam em seus próprios dons ou poderes - mas em coisas que aprenderam a ser nada e a se gloriar apenas no amor e na graça do Redentor. Onde há muita humildade - haverá muita graça, e onde há muita graça - haverá muitos frutos.
Este fruto pode estar escondido do olho do homem. Pode ser uma vida de submissão paciente à vontade de Deus em uma esfera muito tranquila. Pode ser a dura resistência à dor durante uma longa e cansativa doença. Pode ser um esforço constante para fazer o bem em alguma posição difícil, onde poucos são os menos conscientes disso. Mas, onde quer que o curso cristão seja executado em humildade e humilde dependência de Deus - o olho do Pai discerne o fruto, e Ele não tardará em aceitá-lo e possuí-lo.
Isso nos leva a outro ponto. O cristão deve estar bem contente em deixar o fruto que ele tem, seja de acordo com a vontade de Deus. Eu não devo escolher minha própria posição, ou murmurar porque minha sorte pode ser ordenada de Deus muito contrária à minha própria vontade. Talvez eu deseje que o fruto seja de um tipo mais vistoso. Posso ocupar uma posição proeminente, como um ramo em uma vinha real ou uma amoreira muito espalhada no gramado de um nobre. Talvez eu queira ser um grande pregador, ou construir uma Igreja, ou fazer algo que atraia a atenção do mundo. Mas a vontade de Deus coloca-me de lado - fora da vista, por assim dizer, no jardim de trás, em um recanto tranquilo, despercebido pela agitada multidão - e ainda assim posso ser útil e fazer algo ou ser algo que não será sem efeito na grande batalha entre Deus e o diabo.
Se é meu desejo supremo ser frutífero, não devo recuar da faca de poda do jardineiro. O ramo que tem frutos precisa ser podado, para que possa produzir mais frutos. E muito variado a este respeito pode ser o trato do jardineiro com as diferentes árvores, ramos ou produtores de frutos em seu jardim. Sempre, ele pode cortar os corredores em sua cama de morango; ou um monte de rebentos que ele pode cortar da videira que cresce na parede. Enquanto de outras árvores ele pode tirar uma porção da nova madeira, ou cortar um grande ramo para arejar, ou possivelmente cavar em torno de um crescimento luxuriante e retirar algumas de suas raízes. Mas, em sabedoria e experiência madura, ele lida com cada um como ele precisa.
Então, o grande jardineiro age em Sua Igreja. A mais preciosa de suas árvores e os ramos mais frutíferos, muitas vezes recebem a maior parte de Seu cuidado, e o castigo pode parecer mais frequente e severo. De alguns de Seu povo, os pequeninos são tirados, e a lareira doméstica é deixada desolada - que, do julgamento dolorido, os corações dos pais aprendam mais do amor divino.
Com os outros, os meios financeiros são diminuídos, e as perdas no negócio vêm duramente - mas os tesouros no céu estão aumentando rapidamente.
Então outros conhecem o peso da tristeza sobre um parceiro aflito, ou a ansiedade de encontrar trabalho, ou a falta de força para fazer o trabalho que está pronto.
Ah, há uma grande quantidade de podas na vinha do Senhor! Toda fibra do coração clama em sua miséria e angústia - ainda que enquanto ele, que feria, espera curar. Não é alegre, mas doloroso é o julgamento: "Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados." (Hebreus 12:11). "Ele é o SENHOR - deixe-o fazer o que é bom aos Seus olhos". (1 Samuel 3:18).
Devo ser muito frutífero? Então devo vigiar aos inimigos que me roubariam o fruto!
Se eu esqueci de cobrir a flor de pêssego, uma noite gelada pode fazer maldades além da possibilidade de remediar. Os pássaros podem cortar os brotos jovens dos arbustos de frutos. Os insetos podem agir silenciosamente e destruir o trabalho de muitos dias. Então, esse cuidado e habilidade são necessários para contrariar esses pequenos inimigos astutos.
Apenas no meu serviço a Cristo - há perigos em torno de mim contra os quais eu preciso constantemente vigiar.
A explosão de um espírito mundano,
a frustração de dúvida e incredulidade,
preguiça e autovontade
egoísmo e autoindulgência,
a luxúria da carne,
a luxúria dos olhos,
o orgulho da vida
inquietação e murmuração sob provas,
excesso de ansiedade sobre o futuro,
irritabilidade e rudeza de temperamento,
amor ao louvor do homem - ou medo de seu descontentamento
- qualquer um  ou todos estes podem vir como os pássaros e insetos no jardim e podem estragar meus frutos agradáveis!
"Dos caminhos da tentação,
Guarda-nos, Salvador, para que não nos desviemos;
Oh, preserve-nos do mal
Sempre espreitando no nosso caminho!
Deixe nosso caminho crescer mais brilhante, mais claro,
Até que termine em um dia perfeito!"
Eu tenho que ser diligente para usar bem cada instrumentalidade de frutos. Cada habilidade, cada talento, deve ser cuidadosamente empregado no serviço do Senhor.
E aqui entra um grande princípio. Os frutos secretos e escondidos, as virtudes e graças que têm seu lugar no coração - são muito mais preciosos à vista de Deus!
"Guarde o seu coração com toda a diligência, pois dele procedem as fontes da vida". Quando Cristo fala, no Sermão da Montanha, daqueles frutos que trazem com eles tal benção - como Ele os descreve? Ele se refere principalmente àqueles que têm sua raiz profunda. Bem-aventurados os "pobres de espírito", "os mansos", "os puros de coração", "aqueles que têm fome e sede de justiça", etc.
E quando Paulo descreve o fruto que marca os seguidores de Cristo, é principalmente o que apenas o olho de Deus pode discernir completamente. "O fruto do Espírito é o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio." (Gálatas 5: 22-23).
Deixe essas graças secretas serem mais fervorosamente procuradas e diligentemente cultivadas. Que cada um dos crentes anseie que o Espírito bendito, o Consolador, trabalhe poderosamente dentro dele e manifeste o Seu poder num espírito de amor, fé, mansidão, santidade, paciência e zelo - para que ele seja preenchido com toda a plenitude de Deus. Para isso, espere e ore perpetuamente. Onde isso é concedido, o fruto aos olhos de Deus abundará. Além disso, tudo mais que é certo se seguirá. Não faltará um verdadeiro fruto, onde o coração é como um jardim regado pelo Senhor.
Então, com isso, todos os outros dons devem ser exercidos. Não há dúvida do ato de vida interior e exterior e reagem um sobre o outro. Assim como as árvores são alimentadas, em parte, pelo que é absorvido através da folhagem - então as graças interiores são fortalecidas pelas boas obras que as manifestam.
Deve haver o fruto do olho. Quão poderoso é esse poder para fortalecer e manifestar a graça divina! Os livros que lemos podem nos ajudar muito. Então o olho pode transmitir um olhar de reprovação que pode verificar o pecado, ou um olhar de bondade que console alguém que estava prestes a desmaiar. Pode atender à necessidade de um irmão ou irmã pobre e, portanto, um fardo pesado pode ser removido.
Deve haver o fruto dos lábios. Doce no ouvido de Deus é a voz da oração, do louvor, da adoração, da intercessão. São os testemunhos fiéis de sua verdade, o rogo aos pecadores para se afastarem de seus caminhos do mal, a consideração suave que pronuncia palavras de bálsamo de cura para  um coração ansioso ou para guiar um turbado a Cristo, a Fonte da vida e da paz.
Deve haver o fruto da mão. Não há trabalho perdido para realizar ações de negação de si mesmo, trabalhar para aqueles que não podem trabalhar por si mesmos, usar a agulha para fazer roupas para os doentes, fazer um pouco de trabalho doméstico para poupar alguém cuja saúde é fraca.
Deixe a mão ser esticada em dons livres, liberais e substanciais ao tesouro do Senhor. Foi bem dito a alguns que estudavam a anatomia da mão: "A mão mais linda, é a mão que dá". Que bem sem fim pode ser feito, quantos locais difíceis podem ser recuperados tanto no país como no exterior - se todos os cristãos dessem de seus rendimentos uma proporção justa daquilo que Deus lhes deu. Olhe para baixo as listas do relatório anual de qualquer congregação - e que medida delgada e lamentável de ajuda aos objetos cristãos de maior importância é muitas vezes dada por aqueles que poderiam dar dez vezes a quantia sem senti-lo. Onde o coração é aquecido com o amor de Deus e do homem - a mão e a bolsa serão abertas quando as chamadas de todos os lados forem tão grandes e urgentes.
Assim também todo outro poder se tornará frutífero no serviço do Senhor. Não há quem precisa estar ocioso. Não existe um dom que você possui, mas pode de alguma forma ser utilizado na causa de Cristo.
Precisamos, também, de esforços cada vez mais cuidadosos para treinar os jovens de todas as classes na verdade divina. Uma das calamidades mais terríveis dos últimos anos foi o pisoteamento de cerca de duzentas crianças pequenas em um prédio público em Sunderland. Mas, na minha opinião, há algo muito pior mesmo do que isso. São as multidões de crianças em nossa terra, que estão em perigo de serem pisoteadas sob o casco de uma cruel incredulidade que os roubará de toda a esperança de uma vida feliz, santa e útil.
Nas nossas igrejas e nas nossas salas de missões, nas tendas e ao ar livre, nas oficinas e no caminho, por mensagens impressas e pela palavra falada, vamos carregar em toda parte a mensagem do Mestre, e enquanto a porta se abre, façamos o nosso melhor para salvar as almas de nossos semelhantes.
Daí surgirão frutos, para que possamos trazer para o nosso Senhor no dia da sua aparição.
"Aqui está que o Pai é glorificado, em que você dê muitos frutos". Mas como foi com você?
Que frutos houve nos anos que passaram?
Que vitórias sobre velhos pecados e tentações?
Que respirações da verdadeira oração?
Que crescimento na vida Divina?
Que aumento de fé, esperança e amor?
Que dons colocados no altar do Senhor, que lhe custaram algum sacrifício real?
Que intercessões sérias em nome de amigos ou vizinhos?
Que ações de bondade e redução da autovontade e a autoindulgência em sua própria casa?
Que ações de benevolência pensativa feitas para os doentes ou tristes? Quais hábitos do mal foram quebrados?
Que novos hábitos de bem pela graça se formaram?
Quais as resoluções feitas e cumpridas?
Que almas trouxeram de volta ao redil do bom Pastor?
Então, e sobre o futuro? Se este ano presente for o seu último para ter frutos na terra - isso irá trazer seu testemunho em seu nome? Será o melhor e o mais sagrado que você já tenha passado, porque começou e continuou em baixa dependência do grande ajudante?
Quando o livro de sua vida estiver fechado, para nunca mais ser reaberto até que o grande trono branco esteja definido - qual será o testemunho de sua profissão de ser seguidor de Cristo?
Entre todas as imagens da Real Academia de 1883, havia uma cena em casa que falava mais ao meu coração. Foi chamado "The Last Look". Uma viúva com seus cinco filhos estava reunida em torno de um caixão aberto. Pela última vez, eles estavam olhando o rosto daquele tão querido para todos eles. Não mais, essa viúva dolorosa olhará para o rosto de seu marido, nem mais esses pequeninos olharão para o rosto de um pai - até aquele grande dia em que a sepultura desistirá da sua morte.
Mas a menos que Cristo venha em breve, a mesma posição será sua e minha, antes de muitos meses ou anos chegarem. E quando aqueles que amaram você se reunirem ao redor de seu caixão para contemplá-lo pela última vez - que testemunho sua vida deixará para trás? Entre todos os que têm discernimento espiritual, haverá uma certeza abençoada de que você realmente seguiu verdadeiramente o Mestre? A lembrança de todo o seu curso será perfumada com mil evidências da realidade da sua fé e amor? Você vai deixar para trás em muitos corações, um testemunho de toda a vida nas verdades que eles ouviram de seus lábios? Será todo o espírito de sua caminhada diária, lembrado como uma prova inconfundível de que sua vida estava escondida com Cristo em Deus? Você ainda vai testemunhar . .
o bem que você fez,
as almas que você evangelizou,
as orações que você ofereceu, e
as bênçãos que você espalhou?
Como na visão desse caixão aberto em que se encontra seu próprio quadro quando o pulso deixou de bater e "Finis!" está escrito sobre tudo o que você já propôs ou realizou - seja honesto consigo mesmo e seja honesto com Deus. Eu estou? . .
vivendo para mim mesmo - ou para Deus,
sendo frutífero ou infrutífero
um campeão no exército do Senhor - ou um seguidor morno,
um trabalhador diligente - ou um zangão na colmeia,
uma pequena fonte de água viva - ou uma mancha de areia estéril?
O que você é?
O que você será?
Resolva a questão agora, e espere ser digno do seu nome de cristão.
"Senhor, deixa-me viver para Cristo e para o seu louvor,
Ser gasto para Ele durante todos os meus dias;
Oh, deixe cada poder do corpo e da mente
Um bom emprego, em Seu serviço encontrar.
Oh, ser dado a ele inteiramente
De quem o sangue da vida correu para o culpado redimir!
Comprado por um preço muito caro, e tão rico,
Todo meu deveria ser o Seu sacrifício voluntário.”
   EH. Willis




Nenhum comentário:

Postar um comentário